janeiro 15, 2017



O enxoval do bebê



    Ah o enxoval do bebê... Qual gravidinha que não sonha acordada pensando em cada mínimo detalhe. Mas é preciso ficar bem acordada na hora do planejamento e da pratica sobre esse assunto. Afinal, um bebê precisa de muita coisa. As formas e preços de se encontrar essas coisas são muito variadas.

       Como mamãe de primeira viagem, eu pesquisei muito sobre o assunto em vários sites. E também conversei com mamães que já passaram por essa fase na vida. Então, neste post, quero mostrar para vocês todo meu planejamento para o enxoval da Maya. 

      Vamos falar sobre: lista de itens e quantidades, quando começar e onde comprar e como economizar.


Lista de itens e quantidades





Quando você procura  no Google 'Lista para enxoval do bebê' você encontra uma infinidade de informações. Então, minha dica é ler todas possíveis, mas montar a sua própria lista. Você deve levar em conta a sua necessidade na hora. 
Não apenas o que o site diz ser necessário. E não se limite em sites para ter esse conhecimento. Procure vídeos no YouTube com relatos sobre o assunto e sempre converse com conhecidas que já passaram por essa situação.

Na lista que eu fiz para Maya eu me basieei na época do ano que ela vai nascer, prioridades e o que ela pode não ganhar. Sim você vai ganhar muita coisa. Então para não correr o risco de comprar algo a mais ou deixar uma coisa faltar, eu fiz uma lista logo no segundo mês de gestação e conforme fui ganhando, fui riscando os itens da lista. 
E ai quando estiver chegando perto dela nascer vejo se esta faltando algo para comprar.
 Vou liberar um post semana que mostrando toda a lista que fiz para o enxoval da Maya.



Quando começar e onde comprar





A melhor hora para começar a comprar o enxoval do bebê é depois de descobrir o sexo. Hoje isso já é possível por volta das 15 semanas, então ainda da para controlar nossa ansiedade (hahaha). Caso for fazer chá de bebê, é bom ter cautela na hora da compra para não gastar atoa. Por isso é fundamental ter um planejamento. Com uma lista, você corre menos risco de se arrepender de ter feito ou comprado algo.  

O planejamento ajuda também na hora das compras. Existe hoje um verdadeiro universo de lojas, tanto física quanto online que vendem artigos para bebê. Ambas tem o pós e o contra. Uma loja física geralmente tem o valor dos produtos um pouco mais alto. Já a online, tem o desafio dos contra tempos que podem surgir. Como tempo de entrega por exemplo.  Eu comprei nos dois tipos de loja e achei que valeu a pena. 


Como economizar 





Um bebê gera gastos por um longo período na nossa vida. Eles crescem muito rápido e constantemente precisam de algo novo. Por isso, meu lema na hora das compras para Maya é, 'Se eu economizo nisso, posso gastar mais naquilo'. Então eu tentei economizar em TUDO, desde uma peça do enxoval, ate na montagem do quartinho dela. 

Vejo muito vídeos de mamães que economizaram no enxoval comprando algumas peças em brechós infantis. Eu não fiz isso por falta de brechó mesmo rs. Mas o que não consegui economizar no enxoval eu economizei na montagem do quarto dela. Estou reaproveitando móveis que já tinha como a cômoda e o roupeiro. Nada que uma boa reforma não resolva (vai ter vídeo mostrando como fiz tudo). 

Outra forma de economizar é por aceitar ganhar roupas usadas.É claro que uma mãe quer dar tudo novo do bom e do melhor para seu bebê. Mas já vi muitos casos de mamães que ganharam roupas super novas de outras mamães. Eu mesma já ganhei varias e ainda quero ganhar mais haha. As peças por mais que já usadas são muito novinhas porque o bebê não usa por muito tempo.

Existe também sites que vendem produtos usados, como carrinho e bebê conforto. E além desses sites, sempre tem aquela amiga que conhece uma mamãe que quer se desapegar de algo. Acompanho muito IG no instagram, que são perfis de desapegos e tem coisas lindas!



Preparar o enxoval do bebê é um momento único que só quem já passou ou esta passando por isso vai entender. Mas mais importante que ter o enxoval perfeito e ter o enxoval funcional, tanto para você quanto para o bebê. Então na hora de se preparar para a espera do baby leve em conta seu estilo de vida agora e o que pretende ter com a chegada do bebê. E o que realmente um bebê precisa é sentir o amor que vem da parte dos pais.

Espero ter ajudado vocês com o post. E vocês como estão se programando para a chegada do seu baby?



Fotos retiradas do Google.

7 comentários:

  1. Que post mais lindoooo !!!! Amo ler sobre maternidade ! Nao vejo a hora de eu mesma está fazendo esse tipo de post no meu blog kkk. Amando acompanhar sua gestaçao Manda. Faz mais post assim . Beios Re.

    ResponderExcluir
  2. Esse é o guia perfeito para as mamães, comfesso que ficaria perdida, post show, beijos!

    ResponderExcluir
  3. Que demais seu post, dicas perfeitas pras mamães de plantão. Super completinho, parabéns <3

    www.nandadoria.com.br

    ResponderExcluir
  4. Amei o post feito com tanto carinho (deu pra sentir rs) e que mamãe caprichosa! Voi indicar esse post pras gravidinhas que conheço. Parabéns mamãe! Gostei mto Sá ideia de fazer a lista logo no início e ir riscando os itens. Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Amei as dicas ,amei seu blog estava lendo achei muito capricho e vc vai ser uma mamãe muito dedicada é muita fofura para um post só. Dicas perfeitas um super beijo.
    www.fernandacaterina.com.br

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Amandinha!!
    Lindo seu post, super completo e com um excesso de fofura ...!
    Mamãe de primeira viagem mas que conseguiu trazer muita informação útil.
    Eu e meu esposo estamos nos planejando para em breve termos nosso primeiro filhinho também.

    Bjs bonita!

    ResponderExcluir

© MUNDO DA MANDA - 2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Amanda Araújo.
Tecnologia do Blogger.
Arte e Layout por: Leslie Leite.
Créditos: ALP; FYD; OAB; EG; CB; JD; ET.
imagem-logo